A Síndrome de Homer Simpson

ASSISTA AO LADO

Tem um episódio dos Simpsons no qual o Homer vai comprar uma arma em uma loja, quando chega para sua compra o vendedor o informa que, segundo a lei, ele precisará esperar cinco dias para concluir a compra e assim o Homer retruca: “Cinco dias? Mas eu estou furioso agora!”.

Existem dois sistemas em todos os seres humanos, Daniel Kahneman os classificou como Sistema 1, que opera de forma automática e o Sistema 2, que opera de modo pensante. Richard Thaler chamou esses mesmos sistemas de Sistema automático e Sistema Reflexivo. E eu não pude deixar de lembrar de Freud ao falar do Id, Ego e Superego, nos quais o Id está totalmente voltado para o princípio do prazer e o superego voltado para o princípio da realidade tendo o Ego como um suposto mediador entre os dois.

Assim, podemos dizer que dentro de todos nós existe um Homer Simpson, que pensa sempre de forma automática, que busca sempre o princípio do prazer. Mas é importante considerar que ele também está acompanhado de um Mestre Yoda (Guerra nas estrelas) ou de um Spock (Jornada nas estrelas) ou de um Mestre Miyagi (Karate Kid). Ou seja, exemplos de personagens com um Sistema reflexivo para nós não faltam. Resta saber qual prevalece em você. O Homer ou o Mestre Yoda.

É uma característica comum nas crianças querer, como diriam os Titãs “Tudo ao mesmo tempo agora”, a grande questão é que cada vez mais os adultos estão perdendo sua capacidade de autocontrole e cedendo espaço para a impulsividade. Já parou para perceber como nossa geração é imediatista?

Acontece que para que as vontades sejam “satisfeitas” muitos entendem que é necessário dispor de um ingrediente que muitos não têm. O dinheiro.

Então não é difícil encontrar pessoas que saem desesperadamente correndo atrás de dinheiro como se fosse o coelho de Alice no País das Maravilhas. Este por sinal, corria atrás do tempo, nós atrás do pote de ouro.

É é interessante pensar que quase todas as pessoas têm problemas de autocontrole e principalmente quando falamos em DINHEIRO, para essas, o Homer logo entra em ação. Muitos de nós não conseguimos controlar nossos impulsos e quando vemos algo que desperta nosso desejo rapidamente não pensamos duas vezes.

Agora, o grande desafio não é matar o Homer que existe em cada um de nós, mas encontrar modos de viver com ele a fim de confiar no sistema automático sem que isso nos meta em enormes problemas.

Como tomar decisões mais saudáveis?

Quando a pessoa não tem autocontrole geralmente acaba tomando decisões de forma emocional e impulsiva, não levando em conta as consequências, o que resultará possivelmente em arrependimento. Com isso o processo de tomada de decisão para estes na maioria das vezes vem acompanhado de prejuízo.

Possível solução

Sabendo que dentro de nós existe um sistema que planeja e outro que é automático, é preciso começar trabalhar com o conceito de longo prazo. Sei que isso para muitos é um palavrão, mas planejar é um bom modo de promover bem-estar a longo prazo.

O Homer vai espernear, vai utilizar seus truques e tentações. Mas com cuidado e observação de si é possível fazer com que haja harmonia financeira, emocional, profissional e nas demais áreas da sua vida.

Se você quiser saber mais sobre isso, fique muito à vontade para me chamar no Instagram (@_fabiopedroso) será um prazer enorme conversar com você.

Você não precisa ceder ao Homer a todo tempo, será que conseguimos segurar nossa ansiedade e tomar melhores decisões?⠀

@2021 Fábio Pedroso - Todos os direitos reservados

Criado e desenvolvido por Fábio Pedroso