Inconsistência
Seja consistente! Essa é a máxima usada por aqueles que afirmam que ao conseguir ser, com certeza você vai dar certo e conquistar todos seus sonhos, será?
Não que a consistência não tenha seu valor e não de resultados. Mas o que me chama a atenção não são estes últimos, e sim a nossa inconsistência.
Sim, digo que é nossa, porque eu também sou. Inconsistente e Instável e qual o problema? Você já se viu com tudo programado e duas horas depois não havia feito nada do que havia planejado?
Lembro-me de uma cliente que me contou que o marido parecia estar viciado no famoso day-trade, e estava convencido de que se colocasse mais dinheiro, daquela vez iria fazer diferente. Iria deixar sua ganância de lado e finalmente conseguiria ter a tão sonhada consistência.
Porém, como resultado, suas dívidas só aumentavam e acreditem, começou a vender suas coisas para empregar dinheiro nisso. Alguma semelhança com os viciados em substâncias químicas?
Neste mundo doido de meritocracia, onde livros prometem grandes conquistas se você acordar às 5 da manhã e tomar um banho gelado, onde gurus te dizem o que fazer para enriquecer rapidamente ou ditam o número de postagens no Instagram para alcançar o sucesso. Nossa saúde mental, como diria minha avó, está indo para o Beleléu.
Mas, eu quero falar com você, que como Homo sapiens, além de total inconsistência e instabilidade. Toda vez que deixa cair a torrada, o lado com a manteiga, cai para baixo. Que vacila sempre que precisa tomar uma decisão, que está cansado de tentar, tentar e não conseguir.
Certa vez, um homem estava voltando para a cidade em sua caminhonete e viu a beira da estrada um viajante que ia no mesmo rumo, caminhando com um saco enorme nas costas. Compadecido, parou sua caminhonete e ofereceu carona aquele homem. Este agradeceu, subiu na caçamba e seguiram viagem. Horas depois, ao olhar pelo retrovisor, o motorista viu a seguinte cena. O viajante sentado na caçamba da caminhonete, mas ainda com o saco pesado nas costas.
Aí você vai falar, “que burro, era só colocar do lado e seguir a viagem tranquilamente.”
Acontece que nos acostumamos com pessoas dizendo o que precisamos fazer para viver bem ou ganhar dinheiro, mas, isso não passa de itens que vamos colocando em nossos sacos e insistimos em não deixar de carregar.
Ganhar dinheiro, é bom. Trabalho com isso, mas de que adianta grandes quantias se ficarmos com a saúde física e mental destruída?
Olhe para suas inconsistências, perceba suas limitações e saiba que você pode deixar de lado todo esse peso.
Eu sou planejador financeiro e também psicólogo. Em meus atendimentos não olhamos apenas para as planilhas, mas para todas às vezes que tentamos e não conseguimos. E cuidamos disso.
Te convido a experimentar olhar para o modo como tem buscado dinheiro e crescer em sua profissão de um outro modo. Se achar que tudo isso faz sentido para você, me chama. Vamos conversar e quem sabe não posso te ajudar.